O Escritor/Apresentação

escritorGerson Menezes é autor de sete livros, incluindo um novo romance que concluiu recentemente. Em 1999 estreou na vida literária com A Festa de Fim do Mundo e em 2005 lançou, com patrocínio do FAC – Fundo da Arte e da Cultura – um romance inspirado em fatos reais, Sinfonia para Justine. Em 2009 lançou dois novos títulos, sendo um romance “baseado em fatos inacreditáveis” – A suíte é minha, lambisgoia –  também sob o patrocínio do FAC, e um livro-reportagem sobre a unificação das receitas federais que resultou na criação da Receita Federal do Brasil. O livro foi escrito mediante contrato com a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da RFB, a quem prestou serviços durante 16 anos. Os três romances foram editados pela Thesaurus Editora (clique aqui para acessar a página do Autor na Thesaurus). Ainda inéditos, tem dois livros registrados na Biblioteca Nacional: um de contos, outro sobre violência urbana, no qual se coloca contrário à pena de morte. O mais novo romance, que tem como título O amante reencarnado, pode ser encontrado em formato digital no site da Amazon.com. Clique AQUI para acessar.

Em entrevista a um programa televisivo por ocasião do lançamento do seu primeiro livro, Gerson Menezes admitiu que sempre se sentiu “mais escritor do que jornalista”, mas observou que no Brasil é muito difícil sobreviver como escritor, daí a dedicação ao jornalismo, que ele exerce desde antes de entrar para a universidade (clique aqui para assistir à entrevista).

Outra questão – admite – é que no jornalismo a atividade é mais disciplinada, até porque existe a pressão do tempo, enquanto a literatura é vista sobretudo como atividade lúdica. “Não sou desses que se vêem obrigados a escrever literatura diariamente”, confessa. “Escrevo somente quando estou com vontade”. Ele diz também que, após concluir um livro, precisa de certo fôlego para iniciar o livro seguinte. “Tenho que dar um tempo, esperar que o livro que acabei de escrever seja devidamente encaminhado para edição. Somente depois de algum tempo amadureço a ideia do livro seguinte”.

Apesar disso que ele chama de falta de disciplina rigorosa para escrever literatura, Gerson Menezes já está caminhando para o oitavo livro. Trata-se de um ritmo mais do que razoável para quem escreve somente quando está inspirado, segundo admite.

 

 

15 comentários em “O Escritor/Apresentação”

  1. flávio Tonelli Vaz

    OI gerson, parabéns.
    Você teve uma ideia legal com a crachá da Câmara dos Deputados. Vai mais uma: a própria carteira de jornalista, com prazo de validade do dia de julgamento do STF sobre o fim do diploma. Essa até poderia ser uma campanha nacional pela valorização profissional dos jormalistas.
    Abraços

    [Reply]

  2. Paulo Ernani Bergamo dos Santos

    Gérson,

    Quero parabenizá-lo pela qualidade do trabalho de uma vida brilhantemente dedicada à comunicação e à arte literária, tão bem representado nesse sítio eletrônico.
    Parabéns! (e nos avise quando da publicação do novo livro!)

    [Reply]

  3. Olá Gerson! Grande homem, querido padrinho, homem íntegro e valoroso.
    Desejo muito sucesso e que sua carreira possa ser a cada dia mais valorizada.
    Parabéns! Adorei o seu site.

    [Reply]

  4. Adriângela Sobrinho

    Olá Gerson.
    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido em seu site. Não poderia ser diferente, pois um pouquinho que pude acompanhá-lo vc. é extremamente profissional e de um bom gosto que poucos homens tem. Sucesso em sua grandiosa carreira.
    E o melhor de tudo é que os agraciados seremos nós, por tão maravilhoso conteúdo. Bjs para ti.

    [Reply]

  5. Grande Gerson: Foi um prazer ver seu site tão bem feito, bonito, “limpo”, bem do seu jeito reto de proceder e andar na vida. Nos conhecemos há mais de 30 anos e você nunca errou a estrada companheiro. tenho orgulho de lhe conhecer e ser seu amigo. Abração,
    Volnei Garrafa / UnB

    [Reply]

  6. José Tibúrcio Tabosa

    Excelente o seu site, o que demonstra o seu inestimável valor e competência, contribuindo sobremaneira para o engrandecimento da ANFIP.

    Um abraço,
    Tibúrcio

    [Reply]

  7. Grande Gerson, parabéns pelo belo site e conteúdo totalmente relevante. Obrigado por lembrar da radio lambisgóia!!! é nosso grande brainstorm lab. Vamos montar a radio GM?
    Grande Abrasss!! good vibes!!!

    [Reply]

  8. Que beleza de site. Precisamos conversar. Estou já com sete livros de poesia publicados e com mais um saindo este ano de 2013. Todos foram edições do autor e gostaria que o próximo saísse por uma editora. Estou correndo contra o tempo. Se houver possibilidade de editarmos pela sua, me avise. De qualquer forma um grande abraço e parabéns pelo site.
    Vicente Sá

    [Reply]

  9. Oii Gerson, adorei teu site, ainda não conheço seus livros.. suas obras, e que aparentemente parecem ser ótimas, daí fiquei super curiosa para conhece-las! Depois volto aqui para falar sobre elas! Bjos!

    [Reply]

  10. Adorei seu site, parabéns, que você continue sendo assim uma pessoa inteligente e super gente boa.Ainda não conheço suas obras tbm, mais fiquei super curiosa para conhece-las, logo logo, volto aqui para comentar o que eu achei sobre elas! Bjo.

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree